top of page

Missão 5 - A Brigada Ideias Positivas foi descobrindo novas potencialidades do computador à medida que o projeto foi avançando e a realização do folheto foi o concluir com chave de ouro. As crianças de 10/11 anos associam o computador, quase unicamente aos jogos e às redes sociais. A escola tem o papel de abrir os horizontes dos jovens a estas ferramentas que serão de enorme importância ao longo da sua vida. A realização e apresentação de um trabalho, usando programas de escrita (Word) e de apresentação (PowerPoint, p.e.) e a posterior difusão, como por exemplo através de um folheto, são competências fundamentais, que este grupo de alunos já começou a desenvolver.
A apresentação final do folheto deixou todo o grupo orgulhoso e com uma vontade enorme de difundirem o seu trabalho. A perspetiva de poderem ver o seu trabalho exposto na escola, na Junta de Freguesia e na Câmara Municipal criou no grupo um desejo de perfeccionismo e empenho num trabalho que se aproximasse da perfeição.
A disponibilidade do Dr. Diretor em colaborar da difusão desta informação foi também um grande voto de confiança, e esperemos que seja assim interpretado por estas instituições.

Missão 1 - Os alunos começaram por elaborar uma carta dirigida ao Sr. Diretor a pedir autorização para afixarem todos os cartazes (cartaz grande exterior e pequenos cartazes interiores). Tiveram, de imediato, a autorização do Sr. Diretor. Logo após a afixação do cartaz no portão da escola, foram várias as reações. Vários professores dirigiram-se à professora responsável, dando os parabéns pelo cartaz. Queriam saber quem tinha desenhado o cartaz e quais os alunos envolvidos. Foi, sem dúvida, uma forma muito eficiente de chamar a atenção para o projeto. Motivou, em muito, o grupo de trabalho que já tinha ocupado muito tempo a trabalhar “na sombra” e a reação muito positiva à primeira apresentação dos trabalhos foi uma dose redobrada de energia para a continuidade dos trabalhos.
Numa aula de Educação para a Cidadania o Sr. Diretor felicitou a turma e os alunos pelo trabalho que estavam a desenvolver. Este cartaz mostrou-se uma estratégia apropriada para o projeto que pretendíamos desenvolver porque “tocou” o público-alvo de uma forma muito positiva.

Missão 2 - A comunidade escolar elogiou o trabalho dos alunos e foram todos muito atenciosos e carinhosos com o grupo, sempre que estes pediam aos funcionários para abrirem as salas ou então pediam permissão para interromperem as aulas para afixarem os cartazes. O carinho dado por toda a comunidade escolar era visível sempre eram distribuídos cartazes pelos grupos de dois alunos para irem afixar nas salas e os alunos queriam sempre ir. Isto mostra que foram sempre bem tratados e acarinhados.

Missão 3 e 4 - elaboração do PowerPoint teve por base a informação pesquisada pelo grupo de pesquisa da Brigada. A Diretora de Turma, em Reunião de Conselho de Diretores de Turma apresentou o projecto que a Brigada Ideias Positivas está a desenvolver e questionou quais os professores que estavam interessados em que o PowerPoint fosse apresentado nas suas turmas. Todos os professores consideraram o projecto muito interessante e manifestaram vontade em que a sensibilização para a poupança de energia também chegasse aos seus alunos. Assim sendo, está a ser elaborado um calendário das aulas de Educação para a Cidadania, para que a Brigada Ideias Positivas possa transmitir as suas ideias a todos os alunos na nossa escola e, indirectamente, a todas as famílias. As turmas, às quais foram já feitas as apresentações, ficaram muito satisfeitas e deram os parabéns aos alunos pelo trabalho que fizeram e continuam a desenvolver.

Avaliação do Projeto

bottom of page